19/09/2014

Moacyr Scliar no Santander Cultural

Reprodução de O Jardim do Centauro – Clara Pechancky, 2005

O Santander Cultural inaugurou nessa terça-feira a exposição Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim.
 
Sob forma interativa e repleta de recursos audioviduais, a mostra apresenta vida e obra deste que é um dos mais representativos escritores brasileiros da literatura contemporânea e querida figura gaúcha.
 
Logo no início, somos convidados a atravessar um túnel de luzes que representa a travessia da imigração judaica ao Brasil, origem da família de Scliar.
 

Devaneios de Biela artes

 
Este caminho, nos conduz até um grande mapa do Bairro Bom Fim, onde Moacyr Scliar cresceu. Cada caixinha de luz, representa algum lugar tradicional do Bairro, trazendo fotos e contando fatos, como da escola onde Scliar estudou.

Devaneios de Biela artes
 

Ao fundo, a casa de Scliar é exposta em um grande painel. Trechos de sua obra “O Textou, ou: a Vida” descrevem como era a vida e suas particularidades na época.




 
Ao descer uma rampa, somos conduzidos à vida do Moacyr Scliar escritor. Um painel expõe capas de suas obras e uma bancada traz a máquina de escrever e diversos de seus manuscritos.

 





Seguindo o corredor com vídeos de seus personagens, chegamos a uma área, onde os visitantes podem desfrutar de leituras e se acomodar em pufes.


 



A literatura esteve presente na vida de Scliar desde pequeno, como  descreveu: “De minha mãe adquiri o gosto pela leitura. Éramos pobres, não indigentes. Apesar disso, nunca me faltou dinheiro para livros... Desde pequeno estava lendo. De tudo, como até hoje. Monteiro Lobato era o meu preferido. Mas eu também lia o Thesouro da Juventude. Eu lia, lia,lia,”


Formado em medicina, Scliar também publicou livros sobre o tema.  Nesta ala, pode-se ouvir o discurso da sua formatura.


Da vida pessoal, a exposição mostra fotos, prêmios e o fardão de Scliar como imortal da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2003.



Há ainda a opção de escutar as histórias de Scliar através de diversos tablets expostos no salão. E para quem tiver disponibilidade, pode-se assisitir dois vídeos com depoimentos  ou ainda interagir em um quiz sobre Moacyr Scliar.

Devaneios de Biela artes

 
“ Logo estava também colocando no papel as minhas primeiras historinhas, que eram lidas com admiração pelos meus pais e que passavam de mão em mão no bairro: todos diziam que eu era o “escritorzinho do Bom Fim”. E a verdade é que nunca pretendi ser mais do que isto.”

(trecho do discurso de posse de Scliar na Academia Brasileira de Letras)

 





Local:                   Santander Cultural
                             Praça da Alfândega - Centro
Período:              17 de setembro – 16 de Novembro
Visitação:            Terças - sábados, das 10h às 19h
                              Domingos e feriados, das 13h às 19
                           Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos!

Agradeço a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...